Chegada dos Rios ao Brasil

Criar um Site Grátis Fantástico
Chegada dos Rios ao Brasil

A maioria das famílias que participaram da colonização do Brasil saíram de portos de Portugal. Mesmo que muitas delas não tivessem origem portuguesa, como muitos querem, algumas dessas famílias eram consideradas nobres, pois seus nomes estavam vinculados a dinastia detentora da monarquia e do domínio da terra, ou seja, tinham alcançado prêmios brasões, armas e escudos por serviços prestados ao reinado português. Outras eram pertencentes a grupos invasores, religiosos, rebeldes, catequizadores, cristãos novos e camponeses de diversos pontos da Ásia, África, Índia e da própria Europa os quais imigraram para Portugal e Espanha, buscando melhores condições de vida na terra prometida. Conforme cronistas e relatos sobre o Brasil colônia, poucas mulheres europeias vieram nos primeiros momentos; os homens deixavam suas famílias na Europa e traziam consigo auxiliares e parentes do gênero masculino. Alguma mulheres que vieram nas primeiras expedições eram  exiladas da corte portuguesa ou espanhola. 
Constata-se que, as famílias que aqui chegavam, precisavam apresentar símbolos das ocupações e documentos, comprovando ser católicos e estar a serviço da coroa portuguesa para ser bem atendidas na distribuição e arrendamento das terras pelos administradores reais, embora as famílias autônomas tivessem regalias e viessem com carta real de apresentação ou brasão e escudo de armas da Espanha ou da Itália.

Brasão da Família Rios:

Brasão da Família Rios

 

Alguns registros históricos de chegadas Rios ao Brasil:

RIOS, Manuel da Silva
N. Lisboa
C. Russas 1727
Fix. Litoral do Ceará
Ent. Dias Ferreira

Uma família com sobrenome Rios de origem espanhola estabelecida em São Paulo, procedente de Lisboa, chegou ao Brasil em 24/05/1885 a bordo do "Vapor Perseo", MANUEL RIOS, natural da Espanha, 46 anos de idade com destino a Ribeirão Preto-SP(Hospedaria dos Imigrantes) livro 002, pag 221, 1885, SP

No seculo 17, um espanhol Diego Rios (ferreiro), prestou grandes serviços a coroa portuguesa, como pagamento recebeu a posse de terras no Brasil. Migrou de Portugal próximo ao que hoje vem a ser a região de Barreiras, na Bahia.